BX8063

B77 S566

1952

Manual

do culto

evangélico /

Digitized by the Internet Archive in 2014

https://archive.org/details/manualdocultoevaOOunse

Manual dc Cullc Evangélico

ipressão: Rotermund & Co. - São Leopoldo - R. Gr. do Sul

O CULTO DOMINICAL

INTRÓITOS

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, Amém. Nosso socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra.

I. ADVENTO.

1. Eis o teu rei virá a ti, justo e salvador.

2. Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai- vos. A vossa mansidão seja conhecida de todos os homens. O Senhor está perto.

3. O povo que anda nas trevas uma grande luz; aos que estão na terra da sombra da morte, a êstes raia a luz.

4. Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai ao coração de Jerusalém, e clamai-lhe que está aoabada a sua milícia, que está perdoada a sua ini- quidade; que recebeu em dôbro da mão do Senhor por todos os seus pecados.

Eis a voz do que clama: Preparai no deserto o ca- minho do Senhor, endireitai no êrmo uma estrada para o nosso Deus.

5. Eis que o Senhor virá como um valente, e o Seu braço dominará: eis que o Seu galardão está com Êle, a sua recompensa diante dÊle. Êle julgará o mundo com justiça, e os povos com a Sua fidelidade.

6. Os meus olhos aguardam a Tua salvação e a pro- messa da Tua justiça. Senhor, eu espero pela Tua salvação.

II. NATAL.

1. Êste é o dia que fez o Senhor: regozijemo-nos e ju- bilemos. Pois um menino nos nasceu, um filho nos é dado, e o govêrno está sôbre os Seus ombros; e Êle tem por nome: Maravilhoso Conselheiro, Poderoso Deus, Eterno Pai, Príncipe da Paz.

2. Sem dúvida, grande é o mistério da piedade: Aqueie que se manifestou em carne, foi justificado no espí- rito, foi visto dos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo e recebido na glória.

3. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, uma glória como do Unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade.

4. Conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Christo, que, sendo rico, se tornou pobre por amor de vós, para que por Sua pobreza fôsseis vós enriquecidos.

III. ANO NOVO.

1. Jesus Christo é o mesmo Ontem, hoje e eternamente.

2. Senhor Deus, Tu és o nosso refúgio de geração em geração. Antes que nascessem os montes ou que Tu formasses a terra e o mundo, és Tu, Deus, de eter- nidade a eternidade.

3. Ensina-nos, ó Senhor, a contar os nossos dias, para alcançarmos um coração sábio.

4. Ninguém pode pôr outro fundamento senão o que foi posto, que é Jesus Christo.

5. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor Deus, Aquêle que é, que era e que de vir, o Todo Poderoso.

6. Senhor, eu sou para contigo um peregrino, um fo- rasteiro como todos os meus pais. Dispõe o meu coração para temer o Teu nome.

7. Não temas, diz o Senhor; Eu te remi, Eu te chamei pelo teu nome; tu és Meu.

8. Tôda a carne é como a erva, e tôda a sua glória como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a flor; mas a palavra do Senhor permanece eternamente.

9. Estou convencido de que Aquêle que em vós iniciou a boa obra, também a levará a êxito cabal, até o dia de Jesus Christo.

IV. EPIFANIAS

1. Deus deseja que todos os homens sejam salvos e que cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Pois um Deus e um mediador entre Deus e os homens, Christo Jesus homem, que Se deu a Si mesmo em resgate por todos.

2. A nossa alma espera pelo Senhor. Êle é o nosso au- xílio e o nosso escudo. O nosso coração nÊle se ale- grará, porque no Seu santo nome temos confiado.

3. Christo é a nossa paz. Êle veio e evangelizou paz a todos, que estavam longe e que estavam perto.

4. Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei. Olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.

5. O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir. Êle mesmo tomou sôbre Si as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças.

6. Jesus Christo diz: Se alguém Me servir, siga-Me, e onde Eu estou, estará aquêle que Me serve; se alguém Me servir, o Pai o honrará.

7. A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara, que envie trabalha- dores para a Sua seara.

8. Ainda por um pouco a luz está entre vós. Andai, enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem. Crêde na luz, para que vos torneis filhos da luz.

V. PAIXÃO.

1. Jesus Christo diz: Eis que subimos a Jerusalém, e tudo se cumprirá, quanto os profetas escreveram a respeito do Filho do homem.

2. Vamos com Jesus para morrermos com Êle. Se com Êle morremos, com Êle também viveremos.

3. Ninguém tem maior amor do que êste de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

4. Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

5. Jesus Christo, embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência pelas cousas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem.

6. O amor consiste, não em termos nós amado a Deus. mas em que Êle nos amou a nós e enviou o Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

7. Cheguemo-nos, portanto, com confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e ache- mos graça, a-fim-de sermos socorridos em tempo oportuno.

8. Christo morreu por todos, para que os que vivem, não vivam mais para si, mas para Aquêle que por êles morreu e foi ressuscitado.

9. Christo padeceu por nós, deixando-nos exemplo, para que sigamos as Suas pisadas.

10. Jesus Christo diz: Quem quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, carregue a sua cruz e siga-Me.

11. Êle fez memoráveis as Suas maravilhas; benigno e misericordioso é o Senhor. Êle sustento aos que O temem; lembrar-se-á sempre da Sua aliança.

12. Que darei ao Senhor por todos Seus benefícios para comigo? Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor.

13. Temos êste mandamento de Christo, que aquêle que ama a Deus, ame também a seu irmão.

14. Em verdade, foi Êle quem tomou sôbre Si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores. Êle foi ferido por causa das nossas transgressões, esma- gado por causa das nossas iniquidades. O castigo que nos devia trazer a paz caiu sôbre Êle, e pelas Suas feridas fomos nós sarados.

15. Jesus humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte de cruz. Pelo que também Deus O exaltou soberanamente e O constituiu como cabeça da Igreja.

VI. PÁSCOA.

1. Não temas, diz o Senhor. Eu sou o primeiro e o último e o vivo. Estava morto, e eis que Eu vivo de eternidade a eternidade, e tenho as chaves do infer- no e da morte.

2. A morte está tragada na vitória. Morte, onde está o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Graças a Deus que nos a vitória por nosso Senhor Jesus Christo.

3. Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mor- tos, e Christo te alumiará.

4. Jesus Christo diz: Onde dois ou três estão congre- gados em Meu nome, ali estou Eu no meio dêles.

5. Dai com alegria graças ao Pai que nos fez idóneos, para participarmos da herança dos santos na luz.

6. Todos vós sois filhos de Deus mediante a em Christo Jesus; porque tantos quantos fostes bati- zados em Christo, vos revestistes de Christo.

7. Cantai ao Senhor um cântico novo, porque Êle faz maravilhas. A Sua dextra e o Seu braço santo lhe alcançaram a salvação.

8. Cantarei para sempre as benignidades do Senhor, com a minha bôca proclamarei a tôdas as gerações a Sua fidelidade.

9. Jesus Christo diz: Pedi, e recebereis, para que o

vosso gôzo seja completo. 10. Aclamai a Deus com vozes de júbilo; porque o Se- nhor subiu ao Seu Pai e nosso Pai, ao Seu Deus e nosso Deus. O Seu reino é de todos os séculos, e o Seu domínio subsiste por tôdas as gerações.

PENTECOSTES.

1. Cantai ao Senhor, bendizei o Seu nome! Pois não sois mais estrangeiros e peregrinos, mas concida- dãos dos santos e membros da família de Deus, edi- ficados sôbre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo a principal pedra angular o próprio Christo Jesus.

2. Deus não nos deu o espírito de timidez, mas de fôrça, de amor e de prudência.

3. E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do Meu Espírito sôbre tôda a carne; dar- vos-ei um coração novo e um espírito novo; e farei que andeis nos Meus estatutos, e guardareis os Meus mandamentos e os praticareis.

4. Recebereis poder, ao descer sôbre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas até as extremi- dades da terra.

TRINITATIS.

1. Santo, santo, santo é Deus, o Senhor, o Todo Po- deroso, o que era, que é e o que de vir.

2. Tu és digno, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder, porque Tu criaste tôdas as cousas e pela Tua vontade existiram, e foram criadas.

3. Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao Teu nome, ó Altíssimo. Manifestar de manhã a Tua benignidade, e tôdas as noites a Tua fidelidade.

4. Dai graças ao Senhor, e bendizei o Seu nome; pois o Senhor é bom; a Sua benignidade dura para sem- pre, e a Sua fidelidade de geração em geração.

5. A minha alma tem sêde de Deus, do Deus vivo; quan- do virei e comparecerei diante de Deus?

6. O Senhor está perto de todos que O invocam, de todos que O invocam sinceramente.

7. Esta é a confiança que temos para com Deus, que se Lhe pedirmos alguma cousa conforme a Sua von- tade, Êle nos ouve.

8. Bendirei ao Senhor em todo o tempo, o Seu louvor estará sempre na minha bôca. No Senhor se glo- riará a minha alma; ouvirão os humildes e se ale- grarão.

9. Misericordioso e compassivo é o Senhor, longânimo e de muita benignidade.

10. Vêde que amor o Pai nos tem mostrado, para que fôssemos chamados filhos de Deus.

11. Foi-te declarado, ó homem, o que é bom, e o que é que o Senhor exige de ti: que procedas com justiça, e ames a misericórdia, e andes humilde perante o teu Deus.

12. Por grande preço fostes comprados, portanto glori- ficai a Deus no vosso corpo.

13. O reino de Deus consiste, não em palavras, mas em poder.

14. Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sêde fortes.

15. Não ameis o mundo, nem as cousas que no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nêle.

16. Confia ao Senhor os teus caminhos, e põe nÊle a tua esperança; Êle fará tudo bem.

17. Senhor, se conTigo somente estiver unido, nada pergunto pelo céu nem pela terra; mesmo se corpo e alma me desfalecerem, és Tu, ó Deus, sempre o consolo do meu coração.

10

18. Esforçai-vos para guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Um Senhor, uma fé, um batismo; um Deus e Pai de todos, que é sôbre todos e por todos e em todos.

19. Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.

20. Tende o mesmo sentimento uns para com os outros. Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram.

21. Tudo quanto fizerdes, quer de palavras quer de obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por Êle graças a Deus Pai.

22. Feliz é a nação que tem por Deus ao Senhor, o povo que Êle escolheu para a sua herança. Os olhos do Senhor estão sôbre os que O temem, sôbre os que esperam na Sua benignidade.

23. A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opró- brio dos povos.

24. Seja conosco o Senhor, nosso Deus, assim como foi com nossos pais; não nos deixe, nem nos abandone.

25. Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; qual a flor do campo, assim êle floresce. Pois, pas- sando por ela o vento, desaparece, e o seu lugar não o conhecerá mais. Mas a benignidade do Senhor é desde a eternidade até a eternidade sôbre os que O temem.

26. Vigiai, porque não sabeis nem o dia nem a hora, na qual virá o Filho do homem.

27. Bemaventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Descansam dos seus trabalhos, e as suas obras os acompanham.

28. Bemaventurados os que choram, porque serão con- solados.

29. O Senhor me livrará de todo o mal e me levará salvo para o Seu reino celestial. A Êle seja dada glória pelos séculos dos séculos.

11

REFORMA.

1. Lembrai-vos dos que vos ensinaram, os quais vos falaram a palavra de Deus, e contemplando o fim do seu procedimento, imitai a sua fé.

2. Não me envergonho do Evangelho de Christo: por- que êle é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.

3. Não temas, pequeno rebanho, porque é do agrado de vosso Pai dar-vos o reino.

4. Lembro-me dos dias de outrora, dos anos dos tempos passados. Pensamos nos feitos do Senhor e medita- mos em tôdas as suas obras. Grandes cousas tem feito o Senhor por nós; somos cheios de júbilo.

COLHEITA.

1. Tôda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem de cima, cio Pai das luzes, no qual não mudança nem sombra de variação.

2. Quão numerosas sãos as Tuas obras, ó Senhor! Tôdas elas as fizeste com sabedoria, cheia está a terra das Tuas riquezas.

3. As misericórdias do Senhor são a causa de não ser- mos consumidos; porque não falham as Suas mi- sericórdias. Novas são cada manhã; grande é a Sua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nÊle.

PENITÊNCIA.

1. Volta, povo infiel, diz o Senhor; e não apartarei a Minha face de vós; porque Eu sou misericordioso, e não conservarei para sempre a Minha ira. Tão somente reconhece a tua iniquidade, reconhece que pecaste contra o Senhor, teu Deus.

12

2. Pela minha vida, diz o Senhor, não tenho prazer na morte do ímpio; mas sim, em que o ímpio se con- verta do seu caminho e viva.

3. Deus retribuirá a cada um segundo as suas obras: tribulação e angústia sôbre tôda a alma do homem que obra o mal; mas a glória, a honra e a paz sôbre todo o que obra o bem. Pois Deus não se deixa levar de respeitos humanos.

Comunidade: Glória seja ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo; como no princípio era, agora e sempre e por todos os séculos. Amém.

CONFISSÕES Elevai os vossos corações e humilhai-vos perante o Senhor! Oremos:

1. Deus Todo Poderoso, Nosso Pai: Invocamos o Teu santo nome, na aflição de nosso pecado, que Te com- padeças de nós em Tua grande misericórdia. Procu- ramos a Tua graça e suplicamos-Te, ó Senhor, sem o qual não temos esperança: Volta-Te para nós e ajuda-nos.

Christo, Filho de Deus, que por nós nasceste ho- mem, por nós morreste e ressuscitaste e voltaste ao Pai: compadece-Te de nós, para que Te sejamos gratos. Espírito Santo, Consolo dos corações aflitos, que apagas tôda dor dos pecados, vem e habita em nós, para que cumpramos a Tua vontade, ó fonte de tôda a graça: preenche os nossos corações. Ouve-nos, Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

2. Onipotente e eterno Deus: Tu és sempre o mesmo e os Teus anos não se acabam. Mas a nossa vida passa depressa, como que voamos, e a nossa culpa aumenta de dia em dia. Confessamos perante a Tua face que somos pecadores e que nos desviamos dos

13

Teus caminhos. Não nos queiras tratar segundo os nossos pecados, mas segundo a Tua misericórdia e bondade. Volta-Te para nós, Senhor, e tem compai- xão dos Teus servos. Ajuda-nos, por Teu amor, e perdoa-nos, por Jesus Christo. Tem piedade de nós, Senhor!

3. Senhor, nosso Deus e Pai: Não somos dignos de com- parecermos perante Ti e pedir a Tua graça. Pois não obedecemos aos Teus mandamentos, e abandonamos a luz da vida seguindo os desejos do nosso coração. Senhor, perdoa-nos pelo amor de Jesus Christo, a todos que se convertem a Ti. Santifica e renova-nos e concede-nos a Tua misericórdia. Tem piedade de nós, Senhor!

4. Santo Deus e Pai: Confessamos diante de Ti que muito pecamos em pensamentos, palavras e ações e que não podemos subsistir perante a Tua justiça. Mas o nosso refúgio é a Tua misericórdia insondável que Tu nos revelaste na paixão e na morte de Teu Filho, e por isso Te suplicamos: compadece-Te de nós, perdoa-nos a nossa culpa e dá-nos o Teu Santo Espírito, para que em seu poder cumpramos a Tua vontade e recebamos a vida eterna. Tem piedade de nós, Senhor!

5. Confessamos perante Ti, santo Deus, que também nós somos culpados da morte de Teu Filho Jesus Christo. É o nosso pecado que o levou à cruz. Por Christo perdoa-nos a nossa culpa, para que morra- mos ao pecado e vivamos à justiça. Tem piedade de nós, Senhor!

6. Senhor, nosso Deus: Sob a cruz de Gólgata Tu nos mostras como era rico o nosso Salvador em o amor que não procura os seus interêsses, e como nós somos pobres. Nós não Te honramos como o devía- mos, e não pusemos tôdas as nossas forças em Teu serviço. Perdoa-nos, Deus da fidelidade, por Jesus

14

Christo, que nos amou e se entregou a si mesmo por nós e transforma-nos para que nos tornemos seme- lhantes à Sua imagem. Tem piedade de nós, Senhor!

7. Tem piedade de mim, ó Deus, segundo a Tua benig- nidade, e segundo a multidão das Tuas eternas mise- ricórdias apaga as minhas transgressões. Lava-me da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Pois as minhas transgressões, eu as reconheço, e o meu pecado está sempre diante de mim. Cria em mim, ó Deus um coração puro e renova dentro de mim um espírito estável. Não me lances fora de Tua presença, e não tires de mim o Teu santo Es- pírito. Tem piedade de nós, Senhor!

8. Santo Deus, nosso Pai: Tu conheces os caminhos de todos os homens. Confessamos que não andamos pelos Teus caminhos e não trouxemos frutos de justiça. Grande é a nossa transgressão. Chegamo- nos a Ti e invocamos-Te por causa de nossa aflição. Tu saras todas as nossas enfermidades e fazes vivo o que está morto. Salva-nos e perdoa-nos o nosso pecado. Mostra-nos o caminho da vida, ajuda-nos por Jesus Christo, para obtermos a Tua paz. Tem piedade de nós, Senhor!

9. Senhor Deus, Rei celeste, que habitas em uma luz inacessível a todos, nós Te confessamos a nossa culpa e Te suplicamos concede-nos o Teu consolo, por Jesus Christo, o fiel sacerdote que pode ajudar a todos que são tentados. Fortalece nosso cora- ção para que possamos vencer, com o poder de Christo, e com Êle entrar na glória eterna. Tem piedade de nós, Senhor!

10. Santo e misericordioso Deus, Pai fiel: Aproximamo- nos de Ti com um coração que é fraco e imperfeito, impuro e cheio de egoísmo, audaz e tímido. Tu sabes, quantos deveres não cumprimos e quanto pecamos. Não somos dignos de que Tu venhas a nós

15

e que sejamos chamados Teus filhos. Mas conTigo está o perdão e todo o poder. Perdoa-nos, Pai. Vem e habita em nossos corações, e ajuda que nós venha- mos a Ti e fiquemos unidos conTigo. Faze de nós criaturas novas em Jesus Christo, para que vivamos segundo a Tua vontade. Tem piedade de nós, Senhor!

11. Santo Deus e Senhor: Confessamos perante a Tua face os nossos pecados que nos oprimem. Tudo que no decorrer dêste ano cometemos de injustiças e faltas para com aqueles que Tu nos colocaste ao nosso lado, todas as palavras e ações, com as quais Te ofendemos, a Ti e aos nossos próximos: Tu o pões na luz bem clara diante de Ti. Perdoa-nos, por Jesus Christo, para que em paz possamos lembrar- nos dos nossos falecidos e da nossa própria morte. Tem piedade de nós, Senhor!

12. Senhor Deus: Tu nos chamaste da morte à vida eterna por Teu Filho. Não nos deixes morrer no estado da infidelidade e impenitência. Renova-nos em nosso espírito, para que Christo viva em nós e nós vivamos n'Êle. E, embora que não somos dignos da Tua misericórdia, dá-nos a firme certeza de que nada nos pode separar de Ti e do Teu amor, para que nós, no dia que de vir, sem pecado Te possa- mos louvar e exaltar, em Teu eterno reino. Ouve- nos, e tem piedade de nós, Senhor!

13. Pai celeste: Nós que somos fracos, e de coração in- quieto, nós que nos achamos em lutas, em angús- tias e aflições, que somos sem paz e como o dia que ontem passou, que não sabemos o que seremos ama- nhã, pois a nossa vida foge como a sombra nós nos aproximamos de Ti e Te suplicamos: tem pie- dade de nós, Senhor!

Comunidade: Tem piedade de nós, Senhor, Tem piedade de nós, Jesus, Tem piedade de nós, Senhor!

16

PALAVRAS DE CONSÔLO (ABSOLVIÇÃO)

1. Jesus Christo diz: O Filho do homem veio para buscar e salvar o que se havia perdido. Quem Me recebe, recebe Aquêle que Me enviou.

2. Eis que vêm os dias, diz o Senhor, em que farei uma nova aliança com o Meu povo. Imprimirei a Minha lei na sua alma, e a escreverei no seu co- ração. Eu serei o seu Deus, e êles serão o Meu povo. Pois perdoarei a sua iniquidade, e não Me lembra- rei mais dos seus pecados.

3. Dai graças, com alegria, ao Pai, que vos fez idóneos para participardes da herança dos santos em luz. Êle nos resgatou do poder das trevas e nos tras- ladou para o reino do Seu Filho, muito amado, no qual temos a nossa redenção, a remissão dos nossos pecados.

4. Assim amou Deus ao mundo que deu Seu Filho unigénito, para que todo o que n'Êle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.

5. Fiel é esta palavra e digna de tôda a aceitação, que Christo Jesus veio ao mundo para salvar os peca- dores.

6. O amor consiste, não em termos nós amado a Deus, mas em que Êle nos amou a nós e enviou a Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

7. A benignidade do Senhor é desde a eternidade até a eternidade sôbre os que O temem, e a Sua justiça sôbre os filhos dos filhos, para com aquêles que guardam a Sua aliança e para com os que se lem- bram dos Seus preceitos para os cumprirem.

8. Estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem as cousas presentes, nem as futuras, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem

17

qualquer outra criatura, nos poderá separar do amor de Deus, que é em Christo Jesus, nosso Senhor. 9. Os montes se retirarão, e os outeiros serão removi- dos; a Minha benignidade, porém, não se apartará de ti, nem será removida a Minha aliança de paz, diz o Senhor, que se compadece de ti. 10. Não temas, porque Eu sou contigo; não te espantes, porque Eu sou o teu Deus. Fortalecer-te-ei, ajudar- te-ei, e sutentar-te-ei com a dextra da Minha jus- tiça.

ti. Assim diz o Senhor: Eis que Eu, Eu mesmo, hei de procurar as Minhas ovelhas e hei de buscá-las. Bus- carei o que estava perdido, e tornarei a trazer o que estava desgarrado, e ligarei o que estava quebrado, e fortalecerei o que estava enfêrmo.

12. Jesus Christo diz: Os sãos não precisam de médico, mas sim os enfermos; Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.

13. Assim diz o Senhor: A palavra que sair da Minha bôca, não tornará para Mim vazia, mas efetuará o que Me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

14. Não temos um sumo sacerdote que não possa com- padecer-se das nossas enfermidades, mas que tem sido tentado em tôdas as cousas à nossa semelhança, mas sem pecado. Pois naquilo em que Êle mesmo sofreu, sendo tentado, pode socorrer aos que são tentados.

15. Deus não enviou o Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Êle.

Pastor: Glória a Deus nas alturas!

Comunidade: E paz na terra entre os homens a quem

Êle quer bem. Amém, Amém, Amém. Pastor: O Senhor seja convosco! Comunidade: E com teu espirito!

18

ORAÇÃO (COLETA)

ADVENTO: Deus onipotente, dá-nos graça para que afastemos de nós as obras das trevas, e nos vistamos da armadura da luz, agora no tempo desta vida mortal, na qual Teu Filho Jesus Christo com grande humil- dade veio visitar-nos, a-fim-de que no último dia, em que Êle virá em Sua gloriosa majestade para julgar os vivos e os mortos, ressuscitemos para a vida imortal, mediante Aquêle que vive e reina conTigo e com Espírito Santo, agora e sempre. Amém.

Amado Senhor Deus, desperta-nos, a-fim-de que, quando o Teu Filho chegar, estejamos prontos para recebê-lo com alegria e servir a Ti com coração puro. por Teu Filho, Jesus Christo, nosso Senhor. Amém.

Rogamos-Te, Deus, nosso Senhor, queiras purificar e renovar nossos corações por Tua visita benigna, para que, quando chegar a nós, encontre uma moradia desim- pedida o Teu Filho, que conTigo vive e reina em eterni- dade. Amém.

NATAL: Senhor Deus, Pai celeste, a Ti agradece- mos por tua infinita bondade e misericórdia, que em nosso bem deixaste tornar-se homem o Teu Filho. Ro- gamos-Te: ilumina os nossos corações por Teu Espírito Santo, a-fim-de que sejamos gratos por esta Tua graça e consolados nela em tôdas as misérias e tentações, por Teu Filho, nosso Senhor Jesus Christo, que conTigo e com o Espírito Santo vive e reina em eternidade. Amém.

Deus Onipotente, que nos deste Teu Filho unigé- nito para que tomasse sôbre si a nossa natureza, con- cede que nós, sendo regenerados, e feitos Teus filhos por adopção e graça, sejamos diàriamente renovados por Teu Santo Espírito; mediante nosso Senhor Jesus Chris- to, que vive e reina conTigo e com o Espírito Santo, um Senhor, pelos séculos sem fim. Amém.

SILVESTRE: Nós Te agradecemos, Senhor Deus, por tôda a bênção recebida neste ano que hoje termina. entre nós também agora, ao estarmos reunidos, pela última vez neste ano. Faze penetrar em nossos cora- ções a Tua palavra, para que a nossa saída do velho e a entrada ao novo ano seja abençoada. Dá-nos neste mundo terrestre e transitório a dádiva que permanece para sempre: a Tua paz em Christo. Amém.

ANO NOVO: Nós Te agradecemos, Santo Deus e Pai, que no ano decorrido nos guiaste benignamente em bons e maus dias, e Te suplicamos: concede-nos um novo ano rico por Tua graça, governa-nos paternalmente e abençoa-nos em corpo e alma, para que Te louvemos e magnifiquemos eternamente, por Jesus Christo, nosso Senhor. Amém.

EPIFANIAS: Senhor Deus Onipotente, Pai fiel. A Ti agradecemos de todo o coração que fizeste resplan- decer aos nossos antepassados a clara luz de Tua ver- dade e graça, para que tivessem o conhecimento sal- vador de Jesus Christo. Rogamos-Te, Deus misericor- dioso, queiras conservar essa luz a nós e aos nossos filhos e dar-nos que sejamos filhos da luz e verdadeira- mente reconheçamos a Ti e a Jesus Christo, que enviaste, e sempre Te sirvamos em sincera e vida piedosa. Para êsse fim renova-nos os corações e sentimentos por Teu Santo Espírito e deixa-nos louvar alegremente a Tua misericórdia. Amém.

PAIXÃO: Pai de nosso Senhor Jesus Christo. De todo o coração rendemos graça e louvor a Ti que nova- mente nos deixas viver esta época santa, em que para o nosso eterno consolo nos são anunciadas a paixão e a morte na cruz de Teu Filho amado. Queiras dar-nos corações quietos e devotos, para que a comemoração do santo amor, da obediência e da paciência do Senhor seja profundamente gravada em nossos corações. Aben- çoa êstes dias, despertando sincero arrependimento, re-

20

novando os nossos sentimentos em conformidade com a Tua santa imagem, operando em nós ricos frutos de verdadeira, de amor puro e da certa esperança da vida eterna. Enche-nos todos com a séria vontade de unica- mente em Teu Filho, nosso Salvador crucificado, encon- trar a salvação, neste tempo e eternamente. Amém.

Deus Onipotente e eterno, que fizeste sofrer o Teu Filho as dores da Cruz, para libertar-nos do poder de Satanaz, dá-nos que celebremos de tal modo a comemo- ração dos Seus sofrimentos que recebamos a remissão dos nossos pecados e alcancemos a confiança que, livra- dos da morte, Te serviremos em eterna justiça, inocên- cia e beatitude. Amém.

PÁSCOA: Deus Onipotente que pela morte de Teu Filho aniquilaste o pecado e a morte e por Sua res- surreição recuperaste inocência e vida eterna, para que nós, livrados do poder do diabo, vivamos, em Teu reino, queiras conceder-nos que assim creiamos de todo o co- ração e nessa agradecidos sempre Te louvemos, me- diante o mesmo Teu Filho, Jesus Christo, nosso Senhor. Amém.

Louvado sejas, ó Deus da Paz, que pelo sangue do testamento eterno suscitaste dentre os mortos ao grande Pastor das ovelhas, Jesus Christo, o qual coroaste, pelo sofrimento da morte, com glória e honra e exaltaste à Tua direita como soberano e salvador. Rendemos graças a Ti pela abundância de paz e luz e fôrça que nos deste, para que assim tenhamos a vida pela que deposita- mos em Seu nome. E rogamos-Te, queiras dar-nos o Teu espírito, a-fim-de que o compreendamos e conservemos até o fim. Da Tua plenitude enche-nos, hoje também, com justiça e fôrça, com paz e alegria e torna-nos dis- postos a fazer a Tua vontade. Amém.

ASCENÇÃO: ó Deus, Rei da glória, que exaltaste o Teu único Filho Jesus Christo com grande triunfo ao

21

Teu reino dos céus, suplicamos-Te que não nos deixes desconsolados, mas que envies a nós Teu Santo Espírito para confortar-nos e exaltar-nos ao lugar onde nosso Salvador nos precedeu, o qual vive e reina conTigo e com o Espírito Santo pelos séculos sem fim. Amém.

PENTECOSTES: ó Espírito do Pai celestial, Tu forte Espírito de Deus. Alegramo-nos e louvamos-Te porque outrora como um vento veemente e impetuoso vieste do céu, para morar nos apóstolos, Teus servos, porque no decorrer dos séculos congregaste comuni- dades e fundaste e renovaste igrejas. Vem com o Teu poder criador também a nós. Faze que celebremos o dia de hoje sob as Tuas bênçãos. Escreve em nossos cora- ções o que outrora fizeste à primeira comunidade pe- quena. Em nome de Jesus, suplicamos-Te: Aceita os sacrifícios humildes que Te podemos oferecer com os nossos cânticos e com as nossas orações, e faz que se derramem as bênçãos dêste dia sôbre a nossa comuni- dade, para que a mesma seja congregada firmemente pelo vínculo da viva e do amor puro. Amém.

Onipotente e eterno Deus que fazes resplandecer a luz da Tua verdade a todos os desviados, para que novamente cheguem ao caminho da justiça, rogamos- Te, queiras conceder a Tua graça a todos os fiéis, a-fim- de que desprezem o que contraria o Teu nome, e acei- tem o que O serve, mediante Jesus Christo, nosso Senhor. Amém.

TRINITATIS: Eterno e misericordioso Deus, Deus da paz e da caridade, rogamos-Te, queiras por Teu Es- pírito Santo congregar todos os que estão dispersos, e reunir tôda a dissolução.

Dá-nos que sejamos confirmados na união que Tu criaste, que procuremos a única e eterna verdade que é a Tua, que, unidos, sejamos dirigidos em Jesus Chris- to, nosso Senhor, a-fim-de que Te exaltemos e demos

22

os nossos louvores a Ti, Pai do nosso Senhor Jesuo Christo.

Por Teu Espírito Santo conjuga-nos na e no amor com os nossos irmãos que estão longe de nós, por Jesus Christo, nosso Senhor. Amém.

Ó Deus, fortaleza dos que em Ti confiam, miseri- cordioso Pai, aceita nossas orações. E porquanto sem Ti nada pode a mortal fraqueza, presta-nos o auxílio de Tua graça para que na prática de Teus preceitos Te agrademos com a vontade e com as obras, mediante Jesus Christo, nosso Senhor. Amém.

Misericordioso Deus, nosso Pai nos céus. Congre- gados em Teu nome, para que Te adoremos e ouçamos a Tua santa palavra, rogamos-Te: rege os nossos cora- ções, a-fim-de que procurem unicamente a Ti e sintam a Tua presença. Benigno, aceita nosso louvor e súplicas humildes. Livra-nos da opressão das preocupações e do pecado e concede-nos a Tua comunhão. Abre-nos os ou- vidos e os corações, para que a Tua eterna palavra nos comova e nos torne testemunhas, que por palavras e obras anunciam o Teu reino, mediante Jesus Christo, nosso Senhor. Amém.

Ó Deus, Pai de tôda a fidelidade, agradecemos-Te que nos consagraste a manhã dêste dia por Tua santa palavra, pela comunhão da fé, na qual vivemos, e pela experiência de Tua presença. Ajuda-nos, para que aben- çoados ouçamos a Tua palavra e, fiéis a Ti e no amor fraternal, paguemos os nossos votos mediante Jesus Christo, nosso Senhor. Amém.

ó Deus, que por nossa redenção deste Teu unigé- nito Filho à morte da cruz, e por Sua gloriosa ressur- reição nos livraste do poder do nosso inimigo, concede- nos que de tal modo morramos diariamente para o pe- cado, que vivamos para sempre com Jesus na felicidade da sua ressurreição, mediante o mesmo Christo, nosso Senhor. Amém.

23

DIA DA COLHEITA: Deus Onipotente, Pai mise- ricordioso, que abres a Tua mão e satisfazes os desejos de todos os viventes, humildemente Te agradecemos que coroaste os campos com a Tua bênção e nos deixaste colher novamente os frutos da terra. Rogamos-Te, quei- ras igualmente guardar e abençoar em nossos corações a eterna semente da Tua palavra, a-fim-de que sempre Te possamos oferecer os nossos verdadeiros louvores em ricas obras da justiça, mediante Jesus Christo, nosso Senhor. Amém.

DIA DA REFORMA: Onipotente Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Christo, agradecemos-Te que pater- nalmente tiveste comiseração de Tua igreja e novamente nos deste e conservaste o Teu Evangelho inalterável. Rogamos-Te queiras por Teu Espírito Santo governar os corações de nós todos, para que fiel e firmemente fiquemos sempre com o Evangelho e andemos dignos do mesmo e vivamos e morramos com o seu consolo, me- diante Jesus Christo, Teu Filho, nosso Senhor. Amém.

PENITÊNCIA: ó Deus, Pai misericordioso, que em Jesus Christo Te comiseras de todos que estão dispostos e arrepender-se, suplicamos-Te, queiras benignamente perdoar-nos todos os nossos pecados e renovar-nos por Teu Espírito Santo, a-fim-de que produzamos frutos dignos de arrependimento e até o fim nos conservemos no caminho dos Teus mandamentos, mediante Jesus Christo, nosso Senhor. Amém.

DIA DOS FINADOS: Senhor Jesus Christo, que és a ressurreição e a vida e por Tua vitória nos conse- guiste justiça, alegria e glória eterna, rogamos à Tua bondade, queiras conceder-nos que Te sirvamos com fidelidade nesta vida, que não deixemos de alcançar finalmente as Tuas promessas celestiais. Amém.

Pastor: Leitura bíblica. (Depois da leitura bíblica) : Bemaventurados são os que ouvem a palavra de

24

Deus e a guardam! Aleluia! (no tempo da Paixão: Amém!)

Comunidade: Aleluia! Aleluia! Aleluia! (ou: Amém, Amém, Amém!).

Confissão da fé.

Aproximamo-nos ao trono do Altíssimo com o louvor e a confissão da nossa fé:

Creio em Deus Pai, Todo Poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Christo, Filho Unigénito de Deus, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Es- pírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu aos infernos, ressuscitou dos mor- tos ao terceiro dia, subiu ao céu, onde está sentado à direita de Deus Pai, Todo Poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, numa santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

Comunidade: Amém, Amém, Amém.

25

ORAÇÃO FINAL

NATAL: Apresentamo-nos a Ti, Deus eterno e misericordioso, com louvores e ações de graça, com canto e júbilo. Grandes cousas fizeste a nós, por isso estamos alegres. Tu, que habitas em luz inacessível, Te incli- naste para a penúria e as saudades dos homens e nos doaste o Salvador e com Êle nos deste a Ti mesmo, a-fim- de que estejamos alegres e certos, para sempre, de Tua misericórdia! Quem somos nós, homens mortais, para que Te lembres de nós? Agora não estamos perdidos no mundo, nem desamparados nas lutas da vida. Teu amor nos sustenta em culpa e indigência e nos protege em angústias e morte e para sempre está conosco. Abre-nos os olhos para que cada vez melhor conheça- mos a Tua glória e cada vez mais nos alegremos com Tua graça. que a luz, que com Êle surgiu para o mundo, ilumine a nossa alma e encha a nossa vida com nova felicidade, novo amor e nova esperança. Leva por Êle consolo aos corações aflitos e paz às almas cansa- das e mostra o caminho da salvação aos que se desvia- ram. Senhor Deus, louvamos a riqueza de Teu amor, que revelaste por Teu Filho. A nossa alma espera em Ti. Adoramos, agradacemos e jubilamos: Nasceu-nos o Salvador! Glória a Deus nas alturas! Amém.

ÉPOCA DA PAIXÃO: Santo e onipotente Deus. Rogamos-Te queiras contemplar benignamente a Tua comunidade, pela qual o Teu Filho sofreu a morte na cruz. Louvada seja a Tua grande misericórdia que assim nos amparaste por Jesus Christo. Concede-nos que participemos da remissão e purifica-nos por Êle, para que morramos ao pecado e para Ti vivamos e Te sirvamos. Dá-nos que, enquanto vivermos, sejamos en- contrados sob a cjuz do Teu Filho amado, humildes e pacientes, consolados e fortes na fé; que não poupaste ao próprio Filho, mas o entregaste por todos nós, como não

26

nos darias tudo juntamente com Êle! Congrega em paz todos os cristãos na terra sob a cruz do Senhor. Traze juntos os que ainda estão longe. Reconduze os que se têm separado, a-fim-de que haja um rebanho e um pastor. Pai de nosso Senhor Jesus Christo e nosso Pai mediante o mesmo. Suplicamos-Te por todos os ho- mens que nêles glorifiques a Tua graça. Abençoa a pa- lavra da cruz em todos os lugares. que o amor de Christo vença a muitos corações e que a Sua morte proporcione a vida aos que ainda andam indiferentes e sem sentido. Concede a Teus servos poder e vontade de, movidos por Teu Espírito, anunciar o Teu santo Evan- gelho. Dá à nossa Pátria salvação e paz, e enche o cora- ção de nós todos com adoração e gratidão, para que, por palavras e ações, sempre louvemos a Ti e a Jesus Christo, nosso Senhor, Teu Filho unigénito. Amém.

ÉPOCA DA PÁSCOA: Altamente sejas louvado, Senhor Deus e Pai, que exaltaste o Teu Filho Jesus Christo à Tua direita e O coroaste com ações de graça e honra para que eternamente seja o guia vivo e o Senhor de Tua comunidade. Agradecemos-Te que, segundo a Tua grande misericórdia, por Sua ressurreição dentre os mortos, nos regeneraste para uma esperança viva, e nos deste, por Êle, o acesso a Ti com tôda a confiança. Ajuda-nos para que, assim como Christo ressuscitou dentre os mortos por Tua glória, nós também vivamos uma vida nova. Onipotente Senhor e Deus. Recomen- damos à Tua graça tudo que nos é caro. Conserva a Tua igreja em Tua divina verdade e servos e pastores fiéis, a-fim-de que ela seja edificada no fundamento dos apóstolos e profetas, no qual Jesus Christo é a pedra angular. Ilumina aquêles que foram feitos guias dos povos, a-fim-de que governem segundo os Teus intentos. Abençoa a nossa Pátria. Auxilia o nosso povo a conhecer e a fazer a Tua vontade, para que temor de Deus e leal- dade, força e união habitem em nossa terra. Reprime no

27

mundo o pecado e as misérias, e faze que todos os ho- mens experimentem a Tua salvação. Aceita-nos com corpo e alma e concede-nos, Deus fiel, que vivamos em Teu temor, morramos em Tua graça, partamos em Tua paz, repousemos no sepulcro sob a Tua proteção, ressur- jamos por Teu poder e herdemos a vida eterna, mediante Jesus Christo, nosso Senhor. Amém.

ÉPOCA DE PENTECOSTES: Rendemos graças e louvores a Ti, Pai nos céus, que a nós chegaste em Jesus Christo, Teu Filho unigénito, não somente séculos, por uma vez, mas sempre nos visitas e atrais para Ti por Teu Espírito. Volta, Senhor, para os nossos corações arrefecidos e incertos com o espírito da fortaleza, do amor e da prudência. Abre-lhe as portas dos nossos lares para que Êle vença as velhas práticas e com o sentido de Jesus nos arme contra as tentações do mundo e do próprio coração. Faze reinar o Teu Espírito na comunidade e na escola, para que desperte temor de Deus e amor fraternal, lealdade e ânimo. Concede nova- mente o Teu Espírito Santo à nossa igreja e ao nosso povo, a-fim-de que aprendamos a obediência da verdade e alcancemos a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Dá-nos o Teu Espírito para o desempenho dos dificul- tosos deveres, que nos esperam, para que um Estado sus- tente o outro, os povos mutuamente se respeitem e o.-? desviados e perdidos encontrem o caminho que nos con- duz à verdadeira pátria. Opera em nós e em tôda a cris- tandade o santo fogo de Teu Espírito, para a salvação de tôdas as almas, criadas para Ti, e para a honra de Teu nome em todo o mundo. Amém.

PENITÊNCIA: Deus e Senhor, santo e justo, fiel e misericordioso. Inclinamo-nos perante a Tua santa majestade. Novamente temos ouvido a Tua eterna von- tade para conosco: Voltai, filhos dos homens! Aflitos e sobrecarregados, chegamos a Ti quem tantas vêzes es- quecemos. Tem comiseração de nós. A Tua bondade nos

28

chama de lutas e misérias, de iniquidades e culpa ao arrependimento. Sem Ti não haverá salvação para nós, mas temos merecido o Teu juízo. Tu conheces o nosso amor próprio e os nossos prazeres. Vês no fundo a nossa perdição e as trevas do coração. Tu nos sondas e nos conheces onde nós ainda não nos conhecemos. Ouve a nossa confissão: Pecamos contra o céu e diante de Ti, não somos dignos de ser chamados Teus filhos. Mas procuramos-Te de todo o coração. Esperamos unica- mente em Tua misericórdia. Não no-la negues. Vem e fôrça aos que estão morrendo. novamente o poder de Teu Espírito à Igreja e ao povo, e ressuscita a vida dentre os mortos. Nada podemos fazer sem Ti, mas Tu podes auxiliar-nos para que alcancemos a vitória sôbre todo o poder das trevas. Impede-nos nos caminhos in- justos, e guia-nos no caminho eterno, ó Senhor, fôrça, fé, dá-nos a paz, mediante Jesus Christo, nosso Senhor. Amém.

DIA DA REFORMA: Senhor, nosso Deus, verda- deiro amparo de todos que em Ti esperam. Agradecemos- Te a bênção que pela obra de Luther e de seus discípulos deste ao nosso povo e a tôda a cristandade: que temos acesso aberto a Ti e em Jesus Christo, nosso Senhor, podemos ter a certeza de Tua graça e de Teu poder. Louvamos-Te que por Teu auxílio neste lugar temos a liberdade de, em comunhão evangélica, vivermos segun- do a nossa fé. Mas simultaneamente confessamos a culpa da nossa vida e a falta de fé. Não Te procuramos com verdadeiro zêlo. Não aceitamos a Tua salvação com tôda a alma. Assim, neste tempo de trevas, chegamos a Ti com tôdas as ansiedades da nossa igreja, com tôdas as preocupações da obra e dos obreiros evangélicos. Desperta-nos homens que conhecem o Teu caminho e servem a Tua obra de todo o coração, com mãos puras, em confiança inabalável. Dá-nos clareza de espírito e fôrça de alma. Dá-nos uma consciência viva e a cora-

29

gem de ter e de professar convicções. Dá-nos amor ar- dente e fôrça de vontade, para que em nossa geração sejamos dignos dos antepassados. Ajuda-nos a servir nosso povo com o Evangelho e abrir caminho no mundo a Teus pensamentos divinos, e faze que venha a hora em que os verdadeiros adoradores Te adorarão em espí- rito e verdade e viverão de Tua graça, mediante Christo, nosso Senhor. Amém.

DIA DOS FINADOS: Eterno e onipotente Deus, Senhor dos mortos e dos vivos. Tu nos deste a Tua vida em Jesus Christo, nosso Senhor. Perante Ti comemora- mos os nossos mortos, os quais livraste de todo o mal desta vida passageira, abrindo-lhes, como de Tua mi- sericórdia esperamos, o Teu reino eterno. Aceita benig- namente o sacrifício dos nossos agradecimentos por tudo que lhes fizeste desde o primeiro até o último instante da sua vida, por tôda a bênção material e espiritual, por tôda a angústia e todo o amparo, por tôdas as aflições e alegrias, com as quais agraciaste os seus dias, e por todo o bem que nêles e por êles nos deste. Abençoa a sua comemoração. Consola todos que por sua morte estão aflitos e conforta-nos por Tua palavra e pela es- perança da vida eterna.

Misericordioso Pai, prepara-nos todos para um fim bem-aventurado: E quando chegar a última hora, defen- de-nos de tôdas as tentações e confirma-nos a em Teu Filho, a ressurreição e a vida, para que em virtude do mesmo vençamos os temores da morte. Amém.

OUTRAS ORAÇÕES FINAIS: Pai, do nossoSenhor Senhor Jesus Christo, e por Êle também o nosso Pai! Sejas louvado por tôda a plenitude de Tuas dádivas paternais, principalmente por todos os bens espirituais, com os quais nos abençoaste em Jesus Christo.

Conserva entre nós para sempre a Tua santa pala- vra e ajuda-nos, a-fim-de que não sejamos ouvintes es-

30

quecidos da Tua palavra, mas sim ativos para cumprí-là. o amparo forte de Tua Igreja e as Tuas bênçãos à sua obra, feita em Teu serviço. Amplifica o Teu reino em todo o mundo.

Mantém abertos os Teus olhos sôbre a Pátria e toma sob Tua proteção todos que nos são caros.

às autoridades sabedoria e fôrça, a-fim-de que façam o que Te agrada.

Abençoa cada obra honesta, de maneira que seja recompensada integralmente.

Abençoa, com o Teu auxílio e a Tua consolação, todos os que de Ti estão carecendo, e conserva-nos todos sob a proteção de Tua graça. Confiamos a Ti os nossos lares, para que Tu sejas entre nós, as nossas famílias, para que Tu as santifiques, os nossos filhos, para que êles se tornem Teus filhos, o nosso trabalho, para que por êle seja feita a Tua vontade, os nossos sofrimentos, para que nos conduzam cada vez mais a Ti, as nossas alegrias, para que Tu as transfigures, as nossas orações, para que Tu as ouças.

Senhor, rogamos-Te por nós todos, velhos e jovens, ricos e pobres.

Alegra-nos com os Teus bens, preserva-nos do mal, ajuda-nos na vida e na morte, e guarda-nos em Tua graça, para que, seja qual for a Tua vontade, alcance- mos o fim da nossa fé, a salvação das nossas almas, por Jesus Christo, nosso Senhor. Amém.

Senhor, rogamos-Te pela paz que vem de cima e pela salvação das nossas almas, pela paz do mundo e pela permanência da sua igreja; pela extensão do seu reino, por todos que têm recebido conosco a mesma e pro- fessam o nome do Senhor em tôdas as circunstâncias, no perigo e na perseguição, por tôdas as famílias cristãs.

31

Rogamos a Ti também, ó Deus, pela nossa Pátria, a-fim-de que a e a lealdade, a força e a união, justiça e harmonia sejam a glória do nosso povo, a-fim-de que vivamos numa vida pacífica e tranquila, com tôda a piedade e honestidade; rogamos a Deus: Tenha comise- ração de nós.

Rogamos a Ti por esta cidade e esta igreja, por todo o país e todos os crentes. Em Tua mão deposita- mos o destino das nossas almas, porque Tuas são a gló- ria, a honra e a adoração agora e sempre. Amém.

Onipotente Deus, Pai de tôda a misericórdia, nós, indignos servos Teus, rendemos-Te as mais humildes e sinceras graças por tôda a Tua benevolência e carinhosa bondade para conosco e para com todos os homens. Nós Te louvamos por nossa criação, preservação, e por tôdas as bênçãos desta vida; mormente por Teu inestimável amor na redenção do mundo por nosso Senhor Jesus Christo, pelos meios de graça e esperança de glória. A Ti rogamos, nos concedas tal apreciação de Tua miseri- córdia, que nossos corações se encham de sincera gra- tidão e que publiquemos Teus louvores não somente com os nossos lábios, mas com as nossas vidas, entregando- nos inteiramente ao Teu serviço e andando perante Ti em santidade e retidão todos os nossos dias; por Jesus Christo nosso Senhor, a quem, conTigo e o Espírito Santo, seja tôda a honra e glória, por séculos sem fim. Amém.

Senhor, Tu és digno de receber ações de graça e honra. Teu trono é o céu, e a terra é o escabêlo de Teus pés. Tu contas o número das estrêlas, chamando-as a tôdas pelos seus nomes. Vento e mar a Ti obedecem. Tremem, na Tua presença, a terra e os que nela moram. Criaste os homens à Tua imagem. De Ti recebemos corpo

32

e alma. Tua fôrça nos sustenta e conserva. Deixa-nos conhecer a Tua sabedoria e o Teu poder e agradecer-Te a Tua bondade. Tu és fôrça e amparo da nossa alma. Tua palavra nos vivifica. Teu amor nos atrai para Ti. Tôda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem de Ti, do Pai das luzes, louvado eternamente. Por isso rogamos- Te queiras dar-nos dos bens materiais o quanto nos for salutar, mas ricamente concede a nós e a todos os Teus filhos a Tua graça celestial. Faze grande a Tua bondade sôbre a nossa Pátria. Abençoa todo o trabalho leal, de- dicado a nosso povo, principalmente nos corações ju- venis. Ajuda todos a cumprir os seus deveres. A Ti, Senhor Deus, que fazes tudo muito mais abundante- mente além daquilo que pedimos ou pensamos, glória na igreja em tôdas as gerações, para todo o sempre. Amém.

PAI NOSSO, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome; venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos hoje, e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal; porque Teu é o reino e o poder e a glória para sempre. Amém.

BÊNÇÃO

O Senhor te abençoe e te guarde;

o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sôbre ti, e tenha

misericórdia de ti; o Senhor sôbre ti levante o Seu rosto, e te a paz.

Amém.

33

CONFISSÃO E SANTA CEIA

Observação: Se a Santa Ceia fôr celebrada junto ao culto dominical as partes [ ] serão omitidas. Neste caso, para des- pedir os participantes do culto que não pretendem tomar parte na Santa Ceia, podem ser ditas, antes da bênção, as seguintes palavras:

A seguir realizar-se-á a celebração da Santa Ceia para a qual são convidados todos os membros da co- munidade. Os que não pretendem participar da Santa Ceia, serão despedidos com a bênção de Deus: O Senhor te abençoe e te guarde!

O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sôbre ti, e tenha

misericórdia de ti; O Senhor sôbre ti levante o Seu rosto, e te a paz.

Amém. Hino

[Ern nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Cria em mim, ó Deus, um coração limpo, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me lances fora da Tua presença, e não tires de mim o Teu santo es- pírito, ou

Vinde a Mim todos os que andais aflitos e sobre- carregados, e Eu vos aliviarei, ou

Onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, Eu estarei no meio dêles.]

Caros irmãos: Ouçamos o que Jesus diz sôbre o verdadeiro pão da vida, no Evangelho de São João, capítulo 6, versículo 47 até 58:

Em verdade, em verdade vos digo: Quem crê, tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Vossos pais co- meram o maná no deserto e morreram. Êste é o pão

34

que desce do céu, para que todo o que dêle comer não pereça. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dêle comer, tem a vida eterna; e o pão que Eu darei pela vida do mundo, é a Minha carne.

Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como pode êste dar-nos a comer a sua própria carne? Res- pondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem e não be- berdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue tem a vida eterna e Eu o ressuscitarei no último dia. Pois a Minha carne é verdadeira comida e o Meu sangue é verdadeira bebida. Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue, permanece em Mim, e Eu nêle. Assim como o pai, que vive, Me enviou, e igualmente Eu vivo por intermédio do Pai; também quem de Mim se ali- menta, por Meu intermédio viverá. Êste é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram, e contudo morreram: quem comer êste pão, viverá eternamente.

Ouçamos também o que o Catecismo de Martin Luther diz sôbre a significação da Santa Ceia:

Que proveito nêste comer e beber?

As palavras: „dado e derramado por vós para re- missão dos pecados" nos mostram que no Sacramento nos são dados por estas palavras remissão dos pecados, vida e salvação.

Como pode o comer e o beber corporalmente fazer tão grandes cousas?

O comer e o beber, na verdade, não as podem fazer, mas as palavras: „Dado e derramado por vós para re- missão dos pecados". Estas palavras são, junto com o comer e beber corporalmente, a cousa essencial do sa- cramento; e o que crê nestas palavras, tem o que elas dizem e expressam, a saber: a remissão dos pecados.

35

Quem participa dignamente dêste sacramento?

Jejuar e preparar-se corporalmente é na verdade boa disciplina externa; porém, verdadeiramente digno e bem preparado é aquêle que tem nas palavras: Dado e derramado por vós para remissão dos pecados.

Todavia aquêle, que não crê nestas palavras ou delas duvidar é indigno e não preparado, porque as palavras: „por vós" exigem corações verdadeiramente crentes. Amém. Oremos:

Eterno Deus e Pai, que estás perto de todos que Te invocam sinceramente, dá-nos por Teu Santo Espírito conhecimento real de nosso pecado e um coração hu- milde, para que venhamos preparados, como a Ti agra- da, e recebamos a Santa Ceia para a nossa salvação e vida. Amém.

ALOCUÇÃO OU EXORTAÇÃO. Irmãos em Christo! Como tendes a intenção de comparecer à Santa Ceia do Senhor, nós vos admoestamos que creiais às palavras de seu testamento, tendo a firme certeza de que Êle, por sua vida, pàixão e morte, vos salvou de todos os pecados, da morte e do juízo. Quem tem essa fé, recebe na Santa Ceia a Êle mesmo, ao Senhor, e a tôdas as suas dádivas: remissão dos pecados, salvação da morte, paz e vida eterna. Mas venham somente aquêles que since- ramente desejam essa nova vida, os que querem ser filhos de Deus, reconhecendo-se como pecadores e tendo a intenção de viver doravante em conformidade com a vontade de Deus. Por isso cada um se examine a si mesmo.

Mas quem fôr assim intencionado, se aproxime ale- gremente; pois êle receberá dignamente a Santa Ceia, como nos ensina o catecismo de nossa igreja: verdadei- ramente digno e bem preparado é aquêle que tem nessas palavras: dado e derramado por vós para a re- missão dos pecados. E embora que seja ainda fraco na

36

fé, tenha êle confiança em Deus que é longânimo e de grande benignidade: Êle não quebrará a cana rachada nem apagará o pavio que fumega. Seja esta a nossa prece: Eu creio, Senhor, faze tu crescer a minha fé. E Deus, o Pai de tôda a misericórdia, nos ouvirá, para que n'Êle encontremos paz, consolo e a força, para viver- mos pela Sua santa vontade, para perdoarmos ao nossos próximos, para fazermos o bem a todos, permanecendo no Senhor Christo, assim como Êle permanece em nós. Deus vos ajude! Amém.

* CONFISSÃO. Humilhai-vos perante o santo, oni- ciente Deus, confessai o vosso pecado:

Deus, Senhor onipotente, Pai misericordioso! Eu pobre e miserável homem confesso-Te todos os meus pecados e iniquidades que cometi em pensamentos, em palavras e ações e com os quais a qualquer hora causei a Tua ira merecendo o Teu castigo temporária e eterna- mente.

Todos êles, porém, me oprimem e dêles me arre- pendo de todo o coração, e suplico-Te, pela Tua infinita misericórdia e pela inocente e amarga paixão e morte de Teu Filho Jesus Christo, queiras compadecer-Te de mim, pobre homem pecador, e perdoar-me todos os meus pecados e conceder-me benignamente, para melhorar a minha vida, a fôrça do Teu Santo Espírito. Amém.

Para que vós mesmos confesseis essa confissão, per- gunto-vos:

1. Reconheceis os vossos pecados, e dêles vos arrependeis de todo o coração?

Pondes a vossa inteira confiança em Jesus Christo, pelo qual Deus vos perdoa todos os vossos pecados? Estais firmemente resolvidos, a servir zelosamente a Deus, a viver uma vida nova e agradável a Deus, e

* Para evitar repetição, pode-se omitir, na ordem do culto antecedente, a confissão dos pecados e a absolvição.

37

a perdoar um ao outro, assim como Deus vos per- doou em Christo? então respondei: Sim. ou

2. Se fôr essa a vossa verdadeira intenção, então a con- firmai com um sincero Sim.

ABSOLVIÇÃO. Deus, o Todo-Poderoso, se compa- dece de ti e perdoa-te por Jesus Christo todo o teu pe- cado; e, como ministro ordenado da Igreja cristã, pela ordem de nosso Senhor Jesus Christo, anuncio-te a re- missão de todos os teus pecados: em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ide em paz! Como crêdes, assim seja!

ou

Após essa vossa confissão anuncio a todos, que se arrependem sinceramente de seus pecados, que crêem verdadeiramente em Jesus Christo e que têm a firme intenção de melhorar a sua vida, a graça de Deus e a remissão de seus pecados: em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

AÇAO DE GRAÇAS. Bendirei ao Senhor em todo o tempo, o Teu louvor estará sempre na minha bôca. Procurei a Ti e me respondeste, e de todos os meus temores me livraste. Por isso regozijo-me e sou alegre em Ti e louvo o Teu nome, ó Altíssimo. Amém. [P. Elevai os vossos corações!

C. Elevamo-los a Deus.

P. Agradeçamos ao Senhor, nosso Deus!

C. Isso é digno e justo.

P. Justo é, e verdadeiramente digno, que em todos os tempos e em todos os lugares Te rendamos graças, ó Senhor, Onipotente, mediante Jesus Christo, nosso Senhor. Portanto, com todos os anjos e arcanjos e com todos os exércitos celestiais louvamos e magnificamos o Teu glorioso nome,

38 .

Santo, santo, santo é o Senhor, nosso Deus; tôda a terra está cheia de Sua glória. Hosana, hosana nas altu- ras! Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana, hosana, hosana nas alturas!

PALAVRAS DA INSTITUIÇÃO. Nosso Senhor Je- sus Christo, na noite em que foi traído, tomou o pão e, havendo dado graças, o partiu e deu aos discípulos dizendo: Tomai e comei; isto é o Meu corpo que é dado por vós; fazei isso em Minha memória.

Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice e, dando graças, deu-lhos dizendo: Tomai e bebei todos; êste cálice é o novo testamento em Meu sangue, que é derramado por vós para remissão dos pecados; fazei isso, tôdas as vezes que o beberdes, em Minha memória.

[Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome, venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra, como no céu; o pão nosso de cada dia nos hoje, e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Porque Teu é o reino e o poder e a glória para sempre. Amém.

HINO: Cordeiro, que inocente . . .]

ORAÇÃO. Senhor Jesus Christo, Salvador do mun- do, sê agora entre nós, como prometeste. Guarda-nos de indigna participação na Santa Ceia. Faze que ela nos seja abençoada e nos assegure em nossa sal- vação. Confirma-nos em Tua comunhão e conforta as nossas almas com paz e consolo celestes, até que um dia possamos participar na grande ceia no reino de Tua glória. Amém.

CONVITE. Vinde a Mim todos os que estais can- sados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, porque sou manso

39

e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.

O Senhor Jesus Christo diz: Onde dois ou três esti- verem reunidos em Meu nome, Eu estarei no meio dêles. Comamos, pois, do pão abençoado e bebamos do cálice da gratidão (ou: eucaristia). Aproximai-vos com sincera humildade e grata confiança da Ceia da graça.

ou

Vinde, porque tudo está preparado. Eis que estou à porta e bato. Se alguém prestar ouvidos à Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com êle e êle coMigo.

DISTRIBUIÇÃO. A paz do Senhor seja convosco!

Jesus Christo diz: Tomai e comei, êste é o Meu corpo, que é dado por vós; fazei isso em Minha memória.

Tomai e bebei, êste cálice é o Novo Testamento no Meu sangue, que é derramado por vós, para remissão dos pecados; fazei isso, quantas vêzes que o beberdes, em Minha memória.

ou

Tomai e comei, êste é o verdadeiro corpo de nosso Senhor Jesus Christo que é dado por vós, para a remis- são dos vossos pecados, êste fortaleça-vos e preserve na verdadeira para a vida eterna.

Tomai e bebei, êste é o verdadeiro sangue de nosso Senhor Jesus Christo que é derramado por vós para a remissão dos vossos pecados, êste vos fortaleça e preserve na verdadeira para a vida eterna.

ORAÇÃO. Louvamos-Te, Senhor Jesus, que tão benignamente Te compadeceste de nós, nos salvaste do pecado e da morte e nos fizeste filhos de nosso Pai ce-

40

leste. Agradecemos-Te, que nos deste a Santa Ceia em memória de Teu amor, e que agora novamente nos for- taceleste na e na esperança. Dá-nos constância, para permanecermos em Tua graça e honrarmos com a nossa vida o Teu nome, até que um dia com todos os remidos Te possamos honrar em Tua glória celeste. Amém. ou

Senhor Deus, nosso Pai celeste: Nós Te agradece- mos por Tua dádiva na Santa Ceia, pelo consolo e a paz que nos concede o Teu amor, pela comunhão do Espí- rito que aqui nos reúne. Rogamos-Te: Conserva-nos todos em Tua graça, une-nos sempre mais em amor fraternal como membros do corpo, cuja cabeça é Jesus Christo. Ajuda-nos que sejamos fortes nas lutas desta vida e que por Teu poder vençamos o pecado, o mundo e a morte. Amém.

HINO.

BÊNÇÃO. O Senhor te abençoe e te guarde,

O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sôbre ti e

tenha misericórdia de ti;

O Senhor sôbre ti levante o Seu rosto e te a paz!

Amém. ou

A paz de Deus seja convosco e vos acompanhe em todos os vossos caminhos. Amém.

41

O SANTO BATISMO

Observação: Se o Santo Batismo fôr realizado du- rante o culto dominical, deverão ser omitidas as partes ()

Hino

(Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Louvai o Senhor, porque Êle é benigno e a sua bon- dade é sempiterna. Alocução) ou:

Meus caros irmãos em Christo:

É nos apresentada aqui esta criança com o desejo que seja recomendada à oração da igreja e batizada conforme a ordem de nosso Senhor Jesus Christo. Para sabermos por que razão da Sagrada Escritura realizamos o batismo, colocando a criança, pela oração, na presença de Deus, e pedindo para ela a graça e o dom do batismo, ouvi as pa- lavras de Christo, da instituição do batismo: A mim é dado todo o poder no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; e ensinai-os a guardar tudo que Eu vos tenho mandado. Eu estarei convosco todos os dias até a consumação do século.

Ouvi, também, a promissão que o Senhor faz em rela- ção ao batismo, dizendo: Quem crer e fôr batizado, será salvo; quem não crer, será condenado.

Queremos, portanto, em nome de Jesus Christo acei- tar esta criança e reconhecer que aqui estamos como Igreja de Christo e que por nossa oração devemos lutar contra o mal, o pecado e a morte. E, por precisarmos para êste fim de uma forte e grande Deus vos queira aumentar a e dar em vossos corações o espírito de oração para que sejais eficazes em auxiliar esta crian- ça por vossa intercessão.

42

(No Evangelho de São Marcos, décimo, está escrito: Trouxeram-lhe algumas crianças para que as aben- çoasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes:

Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis; porque dos tais é o reino de Deus. Na verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança, de maneira nenhuma entrará nêle.

Então, abrançando-as e impondo-lhes as mãos, as abençoava.)

Para obtermos tal bênção também para esta crian- ça, oremos:

Deus, nosso Pai celeste, que estás perto de todos que te invocam sinceramente, imploramos-Te queiras dar- nos a Tua graça e o Teu auxílio: que sejas entre nós com o Teu Espírito e abençoes o que fazemos. Queiras guar- dar em Tuas mãos esta criança e conceder-lhe o Teu eterno amor. ó Senhor, somos Teus, ajuda-nos a perma- necer como Teus filhos para sempre.

(Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome; venha o Teu reino; seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal; porque Teu é o reino e o poder e a glória para sempre. Amém. Confessemos nossa fé:

Creio em Deus Pai, Todo Poderoso, Criador do céu e da terra.

Creio em Jesus Christo, Filho Unigénito de Deus, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôn- cio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu aos infernos, ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, subiu ao céu, onde está sentado à direita de Deus Pai,

43

Todo Poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo, numa santa igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.)

Pergunto- vos, pais e padrinhos, em nome de Deus:

Quereis que esta criança seja batizada em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; e prometeis fazer tudo para que seja também educada e instruída nessa da igreja cristã então quereis responder: sim.

N. N., eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. A paz de Deus seja contigo e te acom- panhe em todos os teus caminhos.

Oremos:

Deus, nosso Pai! A Ti entregamos esta criança e cremos Tu a tenhas aceito no número de Teus filhos e convocado para a vida eterna. Rogamos, queiras pro- tegê-la em corpo e alma, para que ninguém a possa tirar de Tuas mãos. E concede àqueles que a devem educar, sabedoria, amor e paciência, para que a sua educação seja abençoada e para o Teu reino.

Faze crescer em nós todos a e dá-nos a conhecer o consolo e a alegria que consistem em sermos também batizados na morte e na ressurreição de Teu Filho, nosso único Senhor. Amém.

(O Senhor te abençoe e te guarde;

O Senhor faça resplandecer o seu rosto sôbre ti, e tenha misericórdia de ti;

O Senhor sôbre ti levante o Seu rosto, e te a paz. Amém.

Hino)

44

CONFIRMAÇÃO

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Amém.

Jesus Christo diz: Não fostes vós que me escolhes- tes, mas Eu é que escolhi e vos encarreguei de irdes e produzirdes fruto, para que seja duradouro o vosso fruto.

ou

Não me envergonho do Evangelho de Jesus Christo: porque é uma força de Deus para dar a salvação a todos que crêem.

ou

Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração; prova- me e conhece os meus pensamentos; e se em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

Oremos:

Senhor, nosso Deus, que preenches céu e terra com Tua presença, e estás perto de todos que Te invocam sinceramente, dá-nos nesta hora o Teu Espírito para que o nosso coração se abra à Tua santa presença. Con- cede a Tua graça a êstes jovens que conosco procuram a Tua face. Ajuda-lhes que com tôda a sinceridade pro- fessem a sua em Ti, e opera nêles tanto o querer como o fazer, conforme o Teu agrado. Lembra-nos todos do dia em que também nós prometemos viver segundo a Tua vontade, e ajuda-nos, que hoje novamente nos en- treguemos a Ti com inteira confiança. Tu podes fazer infinitamente mais do que pedimos e entendemos: Tua seja tôda a glória na comunidade de Jesus Christo, agora e para sempre. Amém.

Leitura bíblica: Salmo 100; Salmo 103, Mat. 10, 26—33; Luc. 14, 16—24; João 6, 60—69; Rom. 10, 9—17; 1. Tim. 6, 12—16,

45

Alocução:

Confissão de fé: Queridos confirmandos: Confessai agora, vós mesmos, a da Igreja Cristã, como outrora os vossos pais e padrinhos a confessaram em vosso lugar, e na qual acabais de ser instruídos:

Creio em Deus Pai, Todo Poderoso, Criador do céu e da terra.

Creio em Jesus Christo, Filho Unigénito de Deus, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu aos infernos, ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, subiu ao céu, onde está sentado à direita de Deus Pai, Todo Poderoso, donde virá para julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo, numa santa igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

Queridos Confirmandos! Por meio dêste Credo Apos- tólico a nossa comunidade liga-se ao Trino Deus. É vosso desejo e vontade ser membros desta comunidade que confessa esta fé, que vos mandou instruir nesta e que também no futuro vos quer testemunhar a salvação em Jesus Christo? Então respondei: Sim, com o auxílio de Deus.

ou:

Queridos confirmandos: Pelo santo Batismo fostes vós aceitos por Deus como seus filhos. Em obediência ao compromisso, assumido por vossos pais e padrinhos, recebestes instrução no Evangelho de nosso Senhor Jesus Christo e nos ensinamentos de seus apóstolos, na doutrina de da nossa Igreja.

Agora, em nome do Altíssimo, perante esta comuni- dade, vos pergunto, ordenado pela Igreja, e a vossa res- posta será dada perante Deus, o Senhor da Igreja:

46

Confessais, de todo coração, a da Igreja Evangé- lica, baseada na Sagradà Escritura? então respondei: Sim, com o auxílio de Deus.

Quereis, em todos os tempos, perante Deus e os ho- mens, viver em conformidade com esta fé, então respon- dei: Sim, com o auxílio de Deus.

Prometeis permanecer fiéis a vossa Igreja e, de bom grado, submeter-vos à ordem de sua vida, então respondei: Sim, com o auxílio de Deus.

Ajude-vos Deus, o Pai onipotente, por Jesus Christo, com o seu Santo Espírito. Êle vos ao querer o fazer, para que possais permanecer e crescer em tudo que pro- meteis.

Queira agora cada um de vós chegar aqui e dar-me a mão direita, confirmando assim o que acabais de pro- meter e para receber a bênção de Deus.

N. N. . . . (a palavra de recordação)

A bênção de Deus, do Pai e do Filho e do Espírito Santo venha sobre vós e permaneça convosco agora e para sempre. Amém.

ou:

Deus, o Pai celeste, renove e aumente em vós o dom do Espírito Santo. Êle vos guarde e preserve de todo o mal, Êle vos fortaleça e ajude para todo o bem, por Jesus Christo. Amém.

Jovens irmãos em Christo: Com êste ato de vossa confirmação vos é permitido comungar conosco na San- ta Ceia do Senhor. Sois herdeiros da graça que nos é dada em Jesus Christo. Alegrai-vos, pois, em gratidão e humildade. Permanecei em Christo para produzirdes muito fruto, afim de que o Pai por vós seja honrado em Seu Filho.

A ti, comunidade, confiamos êstes teus filhos. São unidos conosco por um Senhor, por um batis- mo, por uma fé. Lembrai-vos da palavra de Christo:

47

Quem aceitar uma tal criança, em meu nome, aceita-me a mim. Reconhecei, pois, tôda a vossa responsabilidade. Ajudai-lhes, que cresçam em Christo, que é o Senhor de todos nós, que permaneçam na fé, para que obtenham a corôa da vida, a eterna salvação.

Oremos: Christo Senhor e Salvador, que vives e reinas eternamente: Santifica por Tua graça, coração e vida de nossos filhos que hoje Te declararam a sua e fidelidade. Fortalece-os com o Teu poder, para que sejam em verdade os Teus discípulos, para que um dia obtenham a corôa da justiça que prometeste a todos que Te amam. O Teu Espírito e a Tua paz sejam conosco e com êstes nossos filhos para todo o sempre.

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome; venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos hoje, e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal; porque Teu é o reino e o poder e a glória para sempre. Amém.

O Senhor te abençoe e te guarde;

o Senhor faça resplandecer o seu rosto sôbre ti, e tenha misericórdia de ti;

o Senhor sôbre ti levante o seu rosto, e te a paz. Amém.

48

ADMISSÃO DE CRISTÃOS ADULTOS NA IGREJA EVANGÉLICA

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

(Leitura de um dos trechos: João 10, 27 30; 15, 5—6; Rom 3, 21—28; 10, 10—13; 2. Cor. 4, 5—10; Col 1, 10—14; 1. Tim 2, 5—6).

Caro irmão (irmã). Guiado por Deus e através da instrução na palavra de Deus chegaste a convicção da verdade da confissão evangélica e desejas ser admitido na comunhão de nossa Igreja Evangélica. Queres, agora, fazer a profissão de tua fé; para isso queremos invocar o Senhor, que Êle nos preste o Seu auxílio, e assim ore- mos:

Pai celeste. Glorificamos-Te por teres congregado para Ti uma igreja em que o Evangelho se prega puro e genuíno, e onde os sacramentos se administram com retidão. Nós Te pedimos: Concede ao nosso irmão (irmã) alegria de confessar a sua e aceita com clemência a sua profissão. Amém.

(Breve alocução)

Perante Deus onisciente e ha presença destas tes- temunhas eu te pergunto:

Primeiro: Confessas-te, de coração, à Sagrada Es- critura como única fonte e diretriz da e da vida cris- tã e queres respeitar a palavra de Deus, acima de todos os preceitos humanos, como orientador infalível à bem- aventurança? Então responde: Sim.

Segundo: Crês tu que Jesus Christo, Filho de Deus, nosso verdadeiro Salvador, seja o único mediador entre Deus e os homens, a bendita cabeça de sua comunidade, e que além dÊle não há, na Igreja, nenhum outro se- nhor? Então responde: Sim.

49

Terceiro: Estás convencido, de coração, que adqui- rimos a bem-aventurança apenas pela graça de Deus, na fé, e não pelo favor das obras? Então responde: Sim.

Por fim: Queres demonstrar a tua pelo auxílio de Deus na oração e na sagração da vida, mantendo-te em fidelidade à palavra e ao sacramento de Deus e aos cultos e ordens de nossa Igreja Evangélica? Então res- ponde: Sim, com o auxílio de Deus.

Segue-se aqui a confirmação pelo aperto de mão:

Em virtude desta tua profissão e promessa, eu te admito na comunhão da Igreja Evangélica. Deus, o Senhor, complete a boa obra que Êle iniciou em ti.

Oremos: Misericordioso Deus. De coração nós Te rendemos graça e louvor que Tu ajudaste nosso irmão que êle fizesse boa profissão. Concede-lhe força, agora, que êle a cumpra fielmente, para alegria de Tua comu- nidade e bem-aventurança de sua alma. Concede-lhe obediência na que supera o mundo, e zêlo na sagra- ção, sem a qual ninguém chegará a ver-Te. Concede-lhe que conclua o curso por êste mundo de tal modo que algum dia se possa alegrar, ante Teu trono, desta pro- fissão de hoje e de todos os milagres de Tua graça ma- ravilhosa. Protege e abençoa, Deus fiel, a Tua cristan- dade. Concede que nossa Igreja Evangélica, edificada no fundamento dos apóstolos e profetas, em que Jesus Christo é a pedra angular, cresça para um templo sa- grado ao Senhor. A todos nós conserva em Tua palavra, que vençamos na liberdade a que Jesus Christo no.s libertou. Ajuda-nos a pelejar o bom combate da para que, algum dia, nos seja concedida a coroa da justiça. Amém.

Pai Nosso

Bênção

50

MATRIMÓNIO

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Onde o Senhor não edificar a casa, em vão traba- lham os que a edificam, ou:

Elevo os meus olhos para os montes, donde de vir o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.

ou:

Ensina-me Senhor o Teu caminho; andarei na Tua verdade; dispõe o meu coração para temer o Teu nome.

Leitura dum salmo: 23, ou 103, 1 4, 8 13, ou 121.

Oremos: Senhor, nosso Deus, invocamos o Teu santo nome para implorarmos a Tua bênção sôbre êstes nubentes. Faze resplandecer sôbre êles a Tua face e concede-lhes a Tua presença, para que o seu matrimó- nio seja concluido em Teu nome e para Teu reino. Une os seus corações pelo vínculo indissolúvel de santo amor. Fortalece a sua fidelidade, em tempos de alegria e de pesar, e torna-os aptos e prontos para tôda boa obra. A Tua bondade sempre se renove para com êles e a Tua fidelidade os guarde, até o fim, por Jesus Christo. Amém.

Alocução.

(ou, em casos excepcionais:

Amados no Senhor: Comparecestes aqui para pe- dirdes a bênção de Deus para a vossa união. Ouvi com devoção o que Deus diz a respeito do santo matrimónio:

O matrimónio é santa ordem de Deus Criador: Assim diz o Senhor: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que lhe seja idónea. Portanto deixa o homem a seu pai e a sua mãe e se une à sua mulher; e são uma carne.

51

Conforme a santa vontade de Deus o santo matri- mónio será dissolvido pela morte. Assim diz Jesus Christo: O que Deus ajuntou, não o separe o homem (Mat. 19, 6).

Matrimónio cristão é santa comunhão. Devemos temer e amar a Deus para que vivamos uma vida casta e decente em palavras e ações, e cada um ame e honre o seu cônjuge.

Assim escreve o apóstolo Paulo: O amor não pro- cura os seus próprios interesses, êle tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo sofre. (1. Cor. 13, 5 7).

O matrimónio é serviço santo. Assim diz o após- tolo Pedro:

Cada um administre aos outros o dom como o re- cebeu, como bons dispenseiros da multiforme graça de Deus. (1. Pedr. 4, 10).

Como cônjuges cristãos andais por dias bons e maus sob a bênção de Deus. Assim está escrito:

Sabemos que tôdas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus.

Lançai sôbre Êle tôda a vossa ansiedade, porque Êle tem cuidado de vós. (Rom. 8, 28; 1. Pedro 5, 7).

Uma cousa tão santa é o matrimónio cristão. Dai lugar ao Senhor Jesus Christo na vossa vida. Edificai vossa casa sôbre a palavra de Deus. Ligai-vos à Igreja e à comunidade. Se Deus vos abençoar com crianças: educai-as no respeito e na admoestação perante o Se- nhor. A graça e benignidade do Senhor é de eternidade a eternidade sôbre os que O temem, e a Sua justiça sôbre os filhos dos filhos.)

Amados no Senhor. Ouvi o que a palavra de Deus vos diz a respeito do vosso matrimónio: Revesti-vos pois. como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; suportando- vos uns ao outros; se al-

52

gum tiver queixa contra outro; assim como Christo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sôbre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sêde agra- decidos.

A palavra de Christo habite em vós abundante- mente, em tôda a sabedoria, ensinando-vos e admoes- tando-vos uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por Êíe graças a Deus Pai. (Col 3, 12—17).

Inclina agora, ó Senhor, o Teu rosto sôbre nós; aos sinceros Tu concedes sejam bem sucedidos.

Perante Deus, o Onisciente, e na presença destas testemunhas cristãs eu te pergunto, N. N., queres re- ceber esta N. N. da mão de Deus como tua esposa, amá- la e honrá-la, não abandoná-la em horas de alegria e de dor e manter a união matrimonial santa e indissolúvel até que a morte vos separe? Se fôr esta a livre resolu- ção de teu coração, então responde sim!

Perante Deus o Onisciente e na presença destas testemunhas cristãs eu te pergunto N. N. queres receber êste N. N. da mão de Deus como teu esposo, amá-lo e honrá-lo, ser a êle sujeita no Senhor, não abandoná-lo em horas de alegria e de dor e manter a união matrimo- nial santa e indissolúvel até que a morte vos separe? Se fôr esta a firme resolução de teu coração, então res- ponde sim!

(Aqui o pastor faz entrega das alianças com as seguintes palavras:)

Aceitai as alianças como símbolo do amor que não termina e da fidelidade que não tem fim.

Os noivos ajoelham-se e unem as mãos direitas.

53

Em conformidade com vossa declaração solene pe- rante Deus e estas testemunhas, confirmada pelas vossas mãos dadas, abençoo como ministro ordenado da Igreja a vossa união matrimonial em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

O que Deus ajuntou, não o separe o homem.

Oremos: Senhor, nosso Deus! Em Tua misericórdia conduziste êste par em sua vida de maneira que se acha- ram os seus corações e as suas mãos. Pedimos que Tu os acompanhes unidos em todos os seus caminhos. Dá- lhes corações cheios de amor que não procura os seus interêsses e que nunca falha. Conserva-os em tôdas as tribulações e transforma-lhes também o pesar em bênção. Concede-lhes o Teu auxílio para que possam viver se- gundo as Tuas ordens e governa-os por nosso Senhor Jesus Christo.

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome, venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos hoje, perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós tam- bém perdoamos os nossos devedores, e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Porque Teu é o reino e o poder e a glória, para sempre. Amém.

A paz de Deus seja convosco e vos guie em todos os vossos caminhos. Amém.

54

BODAS

Côro

Comunidade: Hino

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Louvai ao Senhor, porque Êle é bom e a Sua benig- nidade é eterna, ou:

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que em mim bendiga o Seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de Seus benefícios.

(Leitura bíblica, p. ex. Sal. 23; Sal 103, 1 4, 8, 10, 11; Sal 115, 12—15; Sal 128).

Alocução (Em casos excepcionais pode ser lida a seguinte:)

Caros esposos jubilares. Bom é louvar ao Senhor, e cantar louvores ao Seu nome; para de manhã anun- ciar a Sua benignidade, e todas as noites a Sua fideli- dade. Eis que para vós (e para vossos filhos e netos) chegou um dia de festa, caros esposos jubilares. Olhais sôbre uma peregrinação comum de 25 (50) anos no estado matrimonial. Vosso caminho foi rico em expe- riências de alegria e pesar. Ao recordardes de como fostes conduzidos sôbre altos e baixos, haveis de testemunhar: Foi o Senhor que fez isto, e é cousa maravilhosa aos nossos olhos.

Convosco nós nos inclinamos ante o Pai de tôda a bondade e confessamos que muito faltamos e de muito nos culpamos em nossa vida. Por isso, também hoje imploramos: Perdoa o que nós faltamos. Louva ao Se- nhor, ó minh'alma, que te perdoa todos os teus pecados, que te coroa com graça e misericórdia.

55

É verdade que, às vêzes, fostes conduzidos por vale escuro, mas nestas horas experimentastes a outra ver- dade, que Deus tem convosco pensamentos de paz e não de mal e que os Seus caminhos são bondade e graça.

Se examinardes o círculo dos que hoje convosco se alegram, sentireis, com saudade, falta de muitos que convosco andaram trecho de vosso caminho. Mas vós pudestes experimentar: Se o Senhor tira, Êle também dá; Êle tira o perecível e o imperecível, Sua paz em Jesus Christo.

Ao realizardes 25 (50) anos o vosso matrimónio ante a face de Deus, ingressastes na vida com alegres esperanças. Agora quer anoitecer e o dia está se decli- nando. Dirigi, assim, o vosso coração à eternidade, o alvo de nossa esperança cristã. Crê no Senhor Jesus Christo e serás salvo, tu e a tua casa.

E agora, ajuntai as vossas mãos direitas, como fizestes 25 (50) anos.

(O pastor põe sua mão direita sobre as mãos do casal jubilar, falando:)

Agora permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três, mas a maior destas é a caridade. (1. Cor. 13, 13).

ou:

O misericordioso Deus e Pai que vos ajudou até agora, que vos acompanhou em horas de alegria e de pesar e que cumpriu fielmente tôdas as Suas promessas, Êle vos abençoe também no futuro pela plenitude de Sua graça e vos aperfeiçoe para a vida eterna.

ou:

Até a velhice Eu serei o mesmo, e ainda até as cãs Eu vos trarei; Eu o fiz e Eu vos levarei; e Eu vos trarei, e vos guardarei.

Oremos: Senhor, nosso Deus. Nós Te agradecemos por tôda a fidelidade e misericórdia que demonstraste

56

a êstes cônjuges na peregrinação comum de sua vida, por todo o amor que êles experimentaram em seu lar (com seus filhos e netos), por tôda a bênção que Tu puseste no trabalho de sua vida, por todo o auxílio em agruras e perigos. Senhor, grandes obras Tu praticaste nêles, e por isso nós nos regozijamos. Mantém-nos em Tua comunhão e enche seus corações com Tua paz. Faz com que sejam alegres na esperança, pacientes em tris- teza, persistentes na oração. Guia-os por Teu conselho e aceita-os, no fim, por Tua graça. Amém.

Pai Nosso

Bênção.

ENTÊRRO

I. Na Casa Comunidade ou côro: Hino.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

ó minha alma, espera somente em Deus, porque dÊle vem a minha esperança. Confiai nÊle, ó povo, em todos os tempos; derramai perante Êle o vosso coração; Deus é o nosso refúgio. (Salmo 62, 5 8).

ou:

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. (Salmo 90, 12). ou:

Os Meus pensamentos não são os vossos pensamen- tos, nem os vossos caminhos os Meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os Meus caminhos mais altos

57

do que os vossos caminhos e os Meus pensamentos do que os vossos pensamentos. (Isaias 55, 8 9). ou:

Vinde e tornemos para o Senhor, porque Êle des- pedaçou, e nos sarará; fez a ferida, e a ligará. (Oséias 6, 1).

ou:

Eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. (Jer. 29, 11).

Sujeitemo-nos à vontade de Deus onipotente, ou- vindo a Sua santa palavra:

Das profundezas a Ti clamo, ó Senhor. Senhor es- cuta a minha voz: sejam os Teus ouvidos abertos à voz das minhas súplicas. Se Tu, Senhor, observares as ini- quidades, Senhor, quem subsistirá? Mas conTigo está o perdão, para que sejas temido. Aguardo ao Senhor; a minha alma O aguarda, e espero na Sua palavra. A mi- nha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pelo romper da manhã, sim, do que aquêles que esperam pela manhã. Espere Israel no Senhor, porque no Senhor misericórdia, e nÊle abundante redenção. E Êle remirá a Israel de tôdas as suas iniquidades. (Sal 130).

ou:

Como o cervo brame pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por Ti, ó Deus! A minha alma tem sêde de Deus, do Deus vivo: quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? As minhas lá- grimas servem-me de mantimento de dia e de noite, por- quanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus? Porque estás abatida, ó minha alma, e porque te per- turbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Êle é a salvação da minha face, e o meu Deus. (Sal. 42, 1—3 e 11).

58

ou:

Faze-me conhecer, Senhor, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil. Eis que fizeste os meus dias como a palmos: o tempo da minha vida é como nada diante de Ti; na verdade, todo o homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. Na verdade, todo o homem anda como uma sombra; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará. Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em Ti. Emudeci; não abro a minha boca, porquanto Tu o fizeste. Ouve, Senhor, a minha oração, .e inclina os Teus ouvidos ao meu clamor; não Te cales perante as minhas lágrimas porque sou para conTigo como um es- tranho, e peregrino como todos os meus pais. (Sal 39, 4—7. 9, 12).

ou:

Senhor, Tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem, ou que Tu formasses a terra e o mundo, sim de eternidade a eter- nidade, Tu és Deus. Tu reduzes os homens à destruição, e dizes: Volvei, filhos dos homens. Porque mil anos são aos Teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite. Tu os levas como corrente dágua; são como um sono; são como a erva que cresce de madru- gada; de madrugada cresce e floresce; à tarde corta-se e seca. Pois somos consumidos pela Tua ira, e pelo Teu furor somos angustiados. Diante de Ti puseste as nossas iniquidades; os nossos pecados ocultos à luz do Teu rosto. Pois todos os nossos dias vão passando na Tua indigna- ção: acabam-se os nossos anos como um conto ligeiro. À duração de nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor dêles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voa- mos. Quem conhece o poder da Tua ira? e Tua cólera, segundo o temor, que Te é devido?

59

Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações- sábios. (Salmo 90, 1 12) .

Comunidade:

Tem piedade de nós, Senhor, ou: hino 128, 3.

Ouçamos igualmente o consolo da palavra de Deus: Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que volta- ram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cân- ticos. Então se dizia entre as nações: Grandes cousas fez o Senhor a êstes. Grandes cousas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres. Faze-nos regressar outra vez do cativeiro, Senhor, como as correntes no sul. Os que semeiam em lágrimas, segarão em alegria. Aquêle que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará sem dúvida com alegria, trazendo consigo os seus mo- lhos.

ou:

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a Minha palavra, e crê nAquele que Me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouviram viverão.

ou:

Não. se turbe o vosso coração: crede em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai muitas mo- radas; se não fôsse assim, Eu vô-lo teria dito: vou pre- parar-vos lugar. E, se Eu fôr, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver, estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Se- nhor, nós não sabemos para onde vais; é como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por Mim.

60

ou:

Que diremos pois a estas cousas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquêle que nem mesmo a Seu próprio Filho poupou, antes O entregou por todos nós, como nos não dará também com Êle tôdas as cousas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Pois é Christo quem morreu, ou antes quem ressuscitou de entre os mortos, O Qual está à direita de Deus, e tam- bém intercede por nós. Quem nos separará do amor de Christo? A tribulação, ou a fome, ou a nudez, ou o pe- rigo, ou a espada? Mas em tôdas estas cousas somos mais do que vencedores, por Aquêle que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a pro- fundidade, nem alguma outra criatura nos poderá se- parar do amor de Deus, que está em Christo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 8, 31—35. 37—39).

ou:

Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia- se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Se- meia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se corpo animal, também corpo espiritual. E, assim como trou- xemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção. (1. Cor. 15, 42—44, 49—50).

ou;

61

E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com êles habitará, e êles serão o Seu povo, e o mesmo Deus es- tará com êles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos tôda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque as primeiras cousas são passadas. E O Que estava assentado sôbre o trono disse: Eis que faço novas todas as cousas. E disse- me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. (Apoc. 21, 3—5).

Comunidade: Glória a Deus nas alturas . . . ou: hino 106, 1 ou: 125, 1.

Alocução, (caso não fôr proferida no cemitério).

Oremos: Ó Deus onipotente e misericordioso. A Tua santa vontade chamou da vida temporal o nosso irmão (a nossa irmã). Rendemos-Te graças por todos os bens que lhe fizeste desde a juventude, por todos os dons es- pirituais que da plenitude da Tua graça lhe comuni- caste. Consola com a Tua palavra divina todos os cora- ções aflitos, para que esta casa entristecida experimente a paz do Teu Santo Espírito. Desperta e conforta os nossos corações a-fim-de que nos levantemos sôbre os temores da morte e do sepulcro e cristãmente e na verdadeira nos preparemos para o fim da vida. E quando a hora chegar, reune-nos todos em Tua casa paterna nos céus e concede que na comunhão de todos os remi- dos eternamente glorifiquemos o Teu santo nome. Amém.

ou:

Deus onipotente e eterno que pela morte de Teu Filho aniquilaste o pecado e a morte e por Sua ressurrei- ção recuperaste inocência e vida eterna, para que nós, livrados do temor da morte, vivamos em Teu reino: dá-nos que assim creiamos de todo o coração e nessa

62

sempre Te louvemos e Te sirvamos. Por Teu amado, Jesus Christo, nosso Senhor. Amém. ou:

Agradecemos-Te, Pai da misericórdia, que nos con- solas em tôdas as nossas aflições, para que não sejamos tristes como os outros que não têm esperança. Livraste de todos os males também o nosso irmão falecido e lhe preparaste o caminho para o Teu reino celestial. Ensi- na-nos a considerar o seu fim e seguir-lhe a fé. Condu- ze-nos para onde não haverá pranto, nem clamor, nem morte, mas abundância de alegrias e delícias à Tua direita eternamente. Amém.

ou:

Deus misericordioso, Pai celestial, Teus caminhos são inconcebíveis. Submetemo-nos à Tua mão potente. Mas consola-nos e governa-nos por Teu Espírito Santo, para que não sejamos separados de Ti por nenhuma tristeza ou tentação, mas vivamos em Teu temor, morra- mos em Tua graça, partamos em Tua paz, repousemos no sepulcro sob Tua proteção e ressurjamos por Teu poder para a vida eterna. Amém.

ou:

(Jovem) Senhor, nosso Deus. Com os corações en- tristecidos acompanhamos um jovem filho de homem ao derradeiro repouso. Cedo anulaste pela morte não poucas esperanças. Em verdade és um Deus escondido. Mas tens pensamentos de paz sôbre nós e não de mal. Seja feita a Tua santa vontade! Dá-nos, Deus fiel, que nós todos sejamos despertados para que a tempo pondere- mos o que nos serve para a nossa paz, e ainda sob os castigos de Tua mão torna-nos sempre mais aptos para o Teu reino nos céus. Amém.

ou:

(Mãe de filhos menores) Deus eterno e misericor- dioso. Teus pensamentos não são os nossos pensamen-

63

tos, e Teus caminhos não são os nossos caminhos, mas assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os Teus caminhos mais altos do que os nossos ca- minhos e os Teus pensamentos mais altos do que os nossos pensamentos. Na escuridão da morte deixa-nos ver a luz de Tua glória que nos foi revelada em Jesus Christo, vencedor da morte e do sepulcro. Queiras estar ao lado do esposo enlutado e ajudá-lo a suportar o pêso que Tu lhe impuseste. Dá-lhe fôrça e serenidade, clari- dade e paz, para que êle seja fiel aos filhos. A Ti reco- mendamos as crianças. Consola-as, Deus fiel, como al- guém é consolado por sua mãe. Tu vês tôda a aflição e tôdas as lágrimas dos homens. Manifesta-Te por Teu poderoso consolo aos entristecidos e tentados. Por Tua graça finalmente reúne perante o Teu trono os que foram separados pela morte. E quando o nosso tempo e hora chegarem, ajuda-nos na derradeira angústia com o Teu poder, para que confiantes levantemos os olhos ao Salvador das nossas almas, Jesus Christo, e, purifi- cados por Seu sangue, tomemos posse da bemaventu- rada esperança, da vida eterna. Amém. ou:

ó Senhor Todo-Poderoso, Pai celeste: o tempo de todos nós que vivemos nêste mundo é diante de Ti como um nada. Tu puseste um têrmo à nossa vida que não podemos traspassar. De novo tens demonstrado isto no irmão, que acompanhamos ao seu último repouso. A Ti rendemos graças por todo o bem que lhe tens feito na vida, e por tudo que pelas suas mãos concedeste aos seus. ó Deus de tôda a consolação, queiras dar aos pa- rentes e aos amigos entristecidos o Teu Espírito, o ver- dadeiro consolador. Queiras unir os seus corações pelos vínculos do amor, a-fim-de que possam consolar-se uns aos outros. Torna em bênção a memória do irmão fa- lecido. Ensina-nos que também os nossos dias estão contados, a-fim-de que nosso coração se torne sábio, e

64

alcançando a graça em Jesus Christo, aproveitemos o tempo curto que ainda nos resta neste mundo para crescer na fé, na esperança e na caridade. Amém.

Comunidade ou côro: Hino.

Vamos em paz e acompanhemos o corpo do nosso falecido irmão (nossa falecida irmã) ao derradeiro re- pouso.

Bendito seja Deus, Pai do nosso Senhor Jesus Christo, Pai das misericórdias e Deus de tôda a conso- lação que nos consola em tôda a adversidade.

O Senhor abençoe a tua alma, o Senhor abençoe a tua saída e a tua entrada agora e para sempre. A paz seja contigo. Amém.

II. No Cemitério

Comunidade ou côro: Hino.

(Antes ou durante o hino o ataúde é baixado à sepultura.)

A paz de Deus seja com todos vós. Amém. Deus não é Deus de mortos, e, sim, de vivos; porque para Êle todos vivem. (Lucas 20, 38). ou:

Nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morre- mos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos, ou morramos, somos do Senhor. (Rom. 14, 7 8).

ou:

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Christo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurrei- ção de Jesus Christo dentre os mortos, para uma he- rança incorruptível, incontaminável, e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós. (1. Pedro 1, 3 4).

65

ou:

Tôda a carne é como erva, e tôda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. (1. Pedro 1, 24—25).

ou:

Não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura. (Hebr. 13, 14).

Alocução, se não fôr proferida na casa mortuária. Em lugar de outra alocução, mais individual, pode ser lida a se- guinte:

(Jesus Christo diz: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo o que vive e crê em Mim, não morrerá, eternamente.

(João 11, 25—26).

A morte nos impõe a nós todos um silêncio de devo- ção. Deus nos levou a êste lugar para nos mostrar a nossa vaidade e que Êle é o Senhor sôbre vida e morte. Mais severamente, porém, Deus falou convosco, caros enlutados, que sofrestes uma perda insubstituível. Não queremos, porém, chorar e lamentar como aquêles que não têm esperança alguma. Nesta hora lembramo-nos da palavra de nosso Salvador: Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos alivia- rei (Mat. 11, 28). Êle quer também aliviar hoje a vós e todos nós por Sua palavra que acabamos de ouvir e que hoje, em vista da morte, certamente compreendemos melhor do que jamais a temos compreendido: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo o que vive e crê em Mim, não morrerá eternamente.

Jesus Christo fala de viver e morrer; são justa- mente as duas palavras pelas quais se tornam hoje os nossos pensamentos. Mas Jesus tem pensamentos bem diferentes do que nós sôbre vida e morte.

66

Quase todos os homens, em vista da morte, são em- polgados por angústia e pavor, ainda que sabem com muita antecedência que nenhum homem escapa de morrer. Imaginemos um médico que tivesse descoberto um remédio contra a morte: os homens não poupariam nem tempo, nem dinheiro para consultar êste médico. Caros amigos, nós temos um tal médico: Jesus Christo e gratuitamente recebemos o remédio que nos salva da morte. E aqui está o remédio, recomendado por Jesus: Quem vive e crê em Mim, jamais morrerá. A em Jesus Christo é, portanto, o remédio desejado por nós.

Certamente muitos dirão: Os crentes não morrem tão bem como os que não crêem? Mas, não obstante, Jesus diz expressamente: quem crê em Mim, viverá, ainda que morra. Portanto, Jesus fala duma vida que mesmo na morte não termina. Esta não é a vida que consiste em comer e beber, mas é a vida procedente de Deus. È a vida que Deus, repetidamente, ofereceu também ao nosso defunto como a nós todos no Batismo, na prédica e na Santa Ceia. Eu sou a vida, disse o Senhor Jesus, e nós todos sabemos que realmente Êle teve que morrer; mas por isso aqui Êle acentua: Eu sou a ressurreição. A ressurreição de Jesus seja a consolação para nós todos, assim na vida, como também na morte. Se pegamos a mão do Ressurreto nesta vida, então, ao lado dÊle, superaremos a morte bem como Êle a venceu; então se realizarão as palavras: Quem crê em Mim, viverá, ainda que morra. Amém.)

Visto que Deus o onipotente foi servido em Sua providência, chamar para Si a alma dêste(a) nosso (a) irmão (ã) falecido (a), entregamos seu corpo à terra:

Terra à terra, cinza à cinza e ao na segura e certa esperança da ressurreição para a vida eterna, mediante nosso Senhor Jesus Christo.

ou:

67

De terra foste formado e à terra tornarás. Jesus Christo, nosso Salvador, te ressuscitará no último dia.

Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Gra- ças a Deus, que nos a vitória por nosso Senhor Jesus Christo.

Oremos: ó Deus onipotente, nosso Pai celeste: Tu nos tens permitido invocar-Te em tôdas as aflições de nossos corações. Queiras livrar-nos de tôdas as preocu- pações e de todo o medo e dar-nos a Tua paz e a Tua bênção. E concede-nos que em tudo o que fazes, reconhe- çamos a Tua santa e boa vontade e que nada neste mundo que nos possa separar de teu amor que tens mostrado em Jesus Christo. Amém. Comunidade ou côro: Hino.

(Durante o hino, o sepulcro será fechado.

Depois de ter lido os dados de vida da pessoa falecida,

continua-se : )

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome, venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos hoje, e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal; por- que Teu é o reino e o poder e a glória para sempre. Amém.

O Senhor te abençoe e te guarda;

o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sôbre ti e

tenha misericórdia de ti; o Senhor sôbre ti levante o Seu rosto, e te a paz.

Amém.

68

ENTÊRRO DUM SUICIDA

Na casa

Comunidade (ou pastor fala) : Hino.

Graça, misericórdia, paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Christo, o Filho do Pai, sejam convosco na verdade e caridade. (2. João 3).

Oremos: Das profundezas a Ti clamo, ó Senhor. Senhor, escuta a minha voz; sejam os Teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas. Se Tu, Senhor, obser- vares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Mas conTigo está o perdão, para que sejas temido. Aguardo ao Senhor; a minha alma O aguarda, e espero na Sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pelo romper da manhã, sim do que aquêles que esperam pela manhã. Espere Israel no Senhor, por- que no Senhor misericórdia, e nÊle abundante redenção; e Êle remirá a Israel de tôdas as suas iniqui- dades. Amém. (Salmo 130).

Ouvimos a palavra de Deus:

Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. Não temos um sumo sacerdote que não se possa compadecer das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, confian- tes ao trono da graça, para que possamos alcançar mi- sericórdia e achar, graça afim de sermos ajudados em tempo oportuno. (1. Cor. 6, 19s.; Hebr. 4, 15s.).

(Alocução).

Oremos: Santo Deus, Tu nosso Pai em Jesus Christo. A Ti procuramos com nosso pesar. Meditamos sôbre o

69

que aqui sucedeu, contudo não o podemos sondar. Tu porém, ó Deus, és maior que nosso coração Tu és cle- mente, misericordioso, paciente e de grande bondade e fidelidade. A Ti recomendamos o, por quem estamos en- tristecidos. Sê perto de todos os que por êste falecimento se acham em tristeza profunda. Dá-lhes a Tua paz e concede-lhes consolo e força para nova fé. A todos nós ensina pensarmos naquilo que serve para nossa salva- ção. Desperta em nós a gravidade do arrependimento para que não caiamos em leviandade. Protege-nos para que não desesperemos da vida por melancolia. Faz com que em tôda a angústia e culpa a Ti cheguemos, espe- rando com paciência até que Tu nos chames para casa. Amém.

A bênção do Deus vivo acompanhe vossa saída e vossa entrada. Amém.

No cemitério Hino (falado ou cantado)

Depois que nosso (a) irmão (ã) partiu desta vida, entregamos seu corpo à terra. (Lançando terra) Terra a terra, cinza a cinza, ao pó. Sua alma, porém, re- comendamo-la à graça de Deus que, em Christo, recon- ciliou o mundo consigo mesmo.

Oremos: Senhor, faz resplandecer a Tua face, e nós nos restabelecemos. Ajuda que vivamos para Ti e para Ti morramos. Mas se nos chamares, então nos ajuda para o Teu Reino Celestial. Tu, Deus de nossa sal- vação, compadece-Te de nós e dá-nos a Tua paz. Amém.

Pai Nosso

Bênção.

índice

O Culto dominical 3

Confissão e Santa Ceia 3

O Santo Batismo 41

Confirmação 44

Admissão de cristãos adultos na Igreja Evangélica 48

Matrimónio 50

Bodas 54

Entêrro. Na casa 56

No cemitério 64

Entêrro dum suicida 68

1012 01371 7717